17 de agosto de 2010

Dom Lucena vai reinaugurar mais uma Capela em Sertãozinho

Neste mês, no próximo dia 18 de agosto, Dom Lucena vai reinaugurar a Capela de São Sebastião, no Sítio Guabiraba, Município de Sertãozinho, é a terceira em menos de um ano. Tudo isto se deve ao crescimento do Dízimo, que na Área Pastoral de N. Sra. da Conceição, não é somente uma forma de captação de recursos, mas sim uma verdadeira pastoral, pretexto para reaproximar pessoas despertando em seus corações um sentimento de pertença a comunidade.

8 de agosto de 2010

O dia de São Cristovão é Festejado com Santa Missa e Carreata em Sertãozinho-PB

No dia 25 julho, a comunidade católica de Sertãozinho celebrou o Padroeiro dos Motoristas, com Santa Missa e carreata, que foi até a Comunidade de São Francisco, Sítio Canafístula, retornando para cidade como já se tornou tradição. Na chegada, o Pe. Demétrio, diante da Igreja de N. Sra. da Conceição benzeu todas as motos e carros.

Na homilia o Pe. Demétrio destacou a importância dos motoristas e caminhoneiros na vida dos cidadãos, lembrando também das dificuldades que enfrentam para desempenharem a sua profissão. Convidou a todos para rezar pelas vítimas dos acidentes de trânsito, e pela mudança de comportamento dos motoristas imprudentes e embriagados, que ceifam todos os anos centenas de vidas em todo Brasil.

São Cristóvão (em grego: Άγιος Χριστόφορος) é umsanto venerado porcatólicos e cristãos ortodoxos, classificado como mártir morto durante o reinado de Décio,imperador romano do século III.

O Calendário Tridentino da Igreja Católica permite a celebração de São Cristóvão no dia 25 de julho, apenas em missas privadas. Esta restrição foi removida mais tarde. Apesar da Igreja Católica ainda aprovar a devoção a ele, o listando entre os mártires romanos venerados em 25 de julho, ela removeu seu dia festivo docalendário católico de santos em 1969. Na época, a igreja declarou que a celebração não era de tradição romana, tendo em vista sua adesão tardia (por volta do ano de 1550) e limitada ao calendário romano.

Carro com Imagem de São Cristovão, Pe. Demétrio e coroinhas.

Chegada na Igreja de N. Sra. da Conceição - Pe. Demétrio benzendo os carros e motos.

Pe. Demétrio celebrou Festa de São Pedro no Sítio Lagoa de Baixo


Dia 29 de junho, mais de quinhentas pessoas participaram da Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada pelo Pe. Demétrio Pereira de Morais, no Sítio Lagoa de Baixo. Pela primeira vez na história da comunidade, as festividades alusivas ao padroeiro foram celebradas com participação das várias comunidades que formam a Área Pastoral N. Sra. Conceição de Sertãozinho.
Durante a homilia, o Pe. Demétrio, se mostrou solidário com as comunidades rurais que enfrentam um clima de completa insegurança, por conta dos muitos assaltos realizados em residências, que tiraram a tranquilidade e paz da zona rural. Por fim, rezou pela conversão de todos os que têm sido omissos, ou quem sabe até coniventes, com esta situação impunidade.
Parabéns a todos os que fazem a Comunidade de São Pedro de Lagoa de Baixo.
Multidão se reúne para festejar o dia de São Pedro.

Estrutura montada para celebração da solenidade de São Pedro.


Diocese de Guarabira promoveu Peregrinação Sacerdotal à Terra Santa

Por ocasião do Ano Sacerdotal, a Diocese de Guarabira promoveu uma peregrinação à Terra Santa. O Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, juntamente com mais 17 padres da Diocese, participaram da Missa solene de encerramento do Ano Sacerdotal (2009-2010), celebrada pelo Papa Bento XVI na praça de São Pedro, Cidade do Vaticano. Mais de 15.000 mil sacerdotes do mundo inteiro participaram desta cerimônia, a maior já realizada na história da Igreja. O Pe. Demétrio, afirmou que foi um momento muito emocionante para todos os padres, que exprimiu a unidade e força evangelizadora da Igreja.
Durante a homilia, sua Santidade o Papa Bento XVI, dirigiu palavras de encorajamento a todos os sacerdotes e destacou o caráter sacramental do sacerdócio católico: "O sacerdócio não é um simples 'ofício', mas sim um sacramento: Deus se vale de um homem com suas limitações para estar, através dele, presente entre os homens e atuar em seu favor. Esta audácia de Deus, que se abandona nas mãos dos seres humanos; que, embora conhecendo nossas debilidades, considera os homens capazes de atuar e apresentar-se em seu lugar, esta audácia de Deus é realmente a maior grandeza que se oculta na palavra 'sacerdócio'."
Após a benção final, Bento XVI passou por entre os sacerdotes no papa-móvel e foi aclamado por todos os seu sacerdotes que gritavam: "viva o Papa", e ainda "Santità siamo con voi" (Santidade estamos com o senhor). Foi emocionante poder ver o amor e respeito dos sacerdotes pelo Papa, sinal visível de comunhão para Igreja.
No dia 12 de junho, a 'caravana' da Diocese de Guarabira deu continuidade a peregrinação tomando vôo para Tel Aviv e chegando à Terra Santa. A terra da Incarnação, do nascimento, da pregação, da paixão e morte de Cristo, é a peregrinação por excelência.
O roteiro da peregrinação compreendeu as seguintes visitas: Travessia do Lago de Tiberíades, Cafarnaum (Memorial de São Pedro, construído sobre os restos arqueológicos da casa do apóstolo Pedro), Rio Jordão, Monte Tabor (Basílica da Transfiguração) e Caná da Galiléia. Visita a Basílica da Anunciação (onde Maria recebeu o anúcio do Arcanjo Gabriel), Igreja de S. José e Fonte da Virgem. Visita à casa de Isabel, ao Campo dos Pastores, à Basilica da Natividade (local onde Jesus nasceu). Visita à Igreja de Pater Noster, Igreja Dominus Flevit, Basílica da Agonia (Getsêmani, Horto das Oliveiras), Cenáculo, Igreja da Dormição de Maria, Igreja de São Pedro onde o galo cantou, Muro das Lamentações. Visita à Igreja de Sant'Ana, Capela da flagelação, e Basílica do Santo Sepulcro.
As grutas, o lago e as colinas da Terra Santa são eloquentes pois nos falam Daquele que se fez carne em Nazaret, e fez-se visível em Belém, que desenvolveu parte do seu apostolado entorno ao lago de Genezaret. Não temos dúvida que nosso Bispo e nossos Padres, depois de viverem tão profunda experiência retornam renovados para darem continuidade aos trabalhos pastorais.
Agradecemos a Deus por terem feito esta viagem na mais completa paz e tranquilidade. Estamos felizes com os padres e com o Bispo que temos. Que Deus abênçõe a todos.

Pe. Demétrio na Praça de São Pedro durante Missa de encerramento do ano sacerdotal com o Papa Bento XVI.

Rio Jordão

Basílica da Transfiguração (Monte Tabor)

Mar da Galiléia

7 de agosto de 2010

Fundação de mais um centro do Apostolado da Oração (AO) no Sítio São José.


No dia 4 de junho (1ª sexta-feira do mês) durante celebração eucarística foi fundado mais um Centro do Apostolado da Oração (AO), desta vez na Comunidade de Nossa Senhora da Assunção, Sítio São José - Município de Araçagi-PB, que é assistido pelo Pe. Demétrio, Administrador Paroquial da Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição de Sertãozinho-PB.
Os 23 novos associados do AO receberam das mãos do Pe. Demétrio as insígnias e em seguida juntamente do com Dona Severina (Coordenadora do AO a nível paroquial) rezaram o Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Por meio desta consagração, os novos membros do AO, obedientes ao preceito do Senhor de orar sempre sem nunca desfalecer (Lc 18,1), assumiram tudo o que se refere ao cultivo da prática da oração.
Este novo Centro do AO nasceu graças ao ardor missionário do Animador da Comunidade de Nossa Senhora da Assunção, José Pereira Irmão, Tivinha como é conhecido por todos. Ele, que desde muito tempo nutria em seu coração um amor profundo ao Sagrado Coração de Jesus, toda 1ª sexta feira de cada mês motivava a sua comunidade a fazer orações ao Sagrado Coração de Jesus. O Pe. Demétrio percebendo todo o seu zelo e devoção, colocou-se a disposição para celebrar a Missa Votiva ao Sagrado coração de Jesus, o que foi prontamente aceito por Tivinha e pela comunidade.
O Pe. Demétrio designou Dona Severina para que fizesse uma formação com as pessoas que desejassem se associar ao AO, de modo que, todos foram instruídos quanto a História do AO e seus estatutos.
"Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que eu vos ame cada vez mais".

Dona Severina e José (Tivinha - Animador da Comunidade de N. Sra. da Assunção)