28 de março de 2011

Paróquia de Sertãozinho promoveu 1º Retiro de Carnaval



A mais nova Paróquia da Diocese de Guarabira promoveu nos dias 5,6,7 e 8 de março, o seu 1º Retiro de Carnaval, com o Tema: “Viver para mim é Cristo”, inspirado no final do capítulo primeiro da Carta de São Paulo aos Filipenses. Os dois primeiros dias de Retiro foram conduzidos por Marilene e Josenildo, ambos catequistas de Sertãozinho. A primeira meditação do Retiro foi feita pelo Pe. Demétrio, Pároco de Sertãozinho, que introduziu os jovens no tema do Retiro. Os dia 7 e 8 foram conduzidos pelos “Servos de Maria”, e proporcionaram aos participantes momentos intensos de reflexão, louvor, oração e adoração.
Vivemos em um mundo barulhento o que muitas vezes nos impossibilita de ouvir a voz de Deus, o retiro de carnaval, como todo e qualquer retiro, tem como objetivo nos ajudar a   acolher a vontade de Deus para nós. Poderíamos ainda dizer que o retiro é um encontro com Cristo e com nós mesmos. Assim, os jovens foram convidados a se deixarem conduzir pela música do Pe. Fábio de Melo:

Viver pra mim é Cristo
Senhor, preciso Te dizer que é impossível me esquecer
Que não estou só nesta batalha entre o bem e o mal
A cada nova experiência, eu Te glorifico mais
Te ter é a maior diferença em mim
Se os bons combates eu não combater
Minha coroa não conquistarei
Se minha carreira eu não completar
De que vale a minha fé tanto guardar
Se perseguido aqui eu não for
Sinceramente um cristão não sou
A Tua glória quero conhecer
Ver a experiência de sobreviver...
Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar
Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar... até chegar ao céu
Se calarem o som da minha voz
Em silêncio estarei a orar
Se numa prisão me colocar
Eu vou Te adorar
Se minha família me trair
Eu vou sonhar com Deus
Viver seus planos isso é parte
De uma carreira de cristãos

25 de março de 2011

As 3 Chaves do Dízimo (ver página)

Fotos do Show do Pe. Antonio Maria em Sertãozinho






Palavra de Agradecimento do 1º Pároco de Sertãozinho


                Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo Diocesano de Guarabira. Filial saudação no Senhor.
                       Reverendíssimos irmãos no Sacerdócio;
Saúdo as autoridades aqui presentes. Saúdo também, os irmãos e irmãs das várias cidades e paróquias da nossa Diocese e também de outros estados (caravanas de Recife – Pernambuco e Natal – Rio Grande do Norte), bem como, todos os irmãos e irmãs que nos acompanham através da Rádio Rural.        
                        Fui ordenado sacerdote e designado para a Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição de Sertãozinho-PB, pelo então Administrador Apostólico Dom Jaime Vieira Rocha. No dia 12 de fevereiro de 2008 fui apresentado à referida comunidade. Encontrei uma Igreja viva e acolhedora, que manifestou desde o primeiro momento o desejo de caminhar a passos largos em vista de uma maior estruturação de seus grupos e pastorais.
Fomentei imediatamente no seio da comunidade uma forte e saudável devoção mariana criando os grupos do terço dos homens, das mulheres e das crianças, bem como o culto ao Santíssimo Sacramento do Altar. Diante da necessidade de uma formação bíblica, nasceu também o Grupo dos Amigos da Bíblia; outra conquista foi o Grupo de Casais Unidos em Cristo e ainda o grupo de jovens (Só Por Hoje) e o COMIPA. Foram também criados dois centros do Apostolado da Oração nas comunidades rurais de São Francisco, Sítio Canafístula e Nossa Senhora da Assunção, Sítio São José, que passaram também a ser assistidas com Missa votiva ao Sagrado Coração de Jesus. Mais recentemente nasceu o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que é uma secção do AO.
Outra grande conquista se deu com a estruturação da Pastoral do Dízimo, que foi organizada, através do recadastramento dos dizimistas e formação mensal para os Zeladores do Dízimo. A Pastoral do Dízimo foi ainda revigorada com a criação da Missa dos Dizimistas (com devolução do Dízimo na Missa), tendo como base uma nova forma de enxergar o dízimo: não somente como meio de captação de recursos, mas, sobretudo, como pretexto para reaproximar as pessoas que se encontravam afastadas da Igreja e sem nenhum sentimento de pertença à comunidade.
Através da organização da Pastoral do Dízimo, conseguimos captar recursos para estruturar fisicamente nossa comunidade e, principalmente, viabilizar a formação dos nossos agentes de pastoral organizando melhor nossa ação missionária. Em pouco tempo, reformamos a Casa e o Salão Paroquial, a Igreja Matriz, o Edifício da Pastoral da Criança; três novas Capelas foram totalmente reformadas e ainda foi preparada a Secretaria Paroquial.
O resultado tornou-se conhecido em toda a Diocese de Guarabira, ao ponto de eu ser convidado a partilhar estas conquistas com outras Áreas Pastorais e Paróquias, para ajudá-las no que diz respeito à implantação da Pastoral do Dízimo com o Método dos Envelopes. Deste modo, visitei várias cidades de nossa Diocese: Caiçara, Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Serra da Raiz, Dona Inês, Cuitegi, Alagoa Grande, Pirpirituba, Juarez Távora, Remígio, Borborema, Tacima e Pilões.
Estas conquistas somente foram alcançadas com o esforço e doação de todos os padres e agentes de pastoral que por aqui passaram. Vossa Excelência Reverendíssima, também é testemunha da fé deste povo que compõe a Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição que hoje foi elevada ao status de Paróquia, que depois de ter demonstrado a fidelidade e presteza no multiplicar os talentos que de Deus recebeu, com maior estabilidade, como prevê o Código do Direito Canônico (Cân. 515), poderá continuar anunciando o Reino de Deus.
Não posso deixar de fazer alusão à composição do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), bem como do Conselho Administrativo e Econômico Paroquial (CAEP), que são imprescindíveis para que uma comunidade seja erigida Paróquia (Cân. 536 e 537). Ambos foram constituídos, desde o início do ano corrente.
Devo reconhecer que há muito ainda a ser feito e até melhorado, no entanto, é incontestável a fé e o esmero desta Comunidade que se tem destacado pelo denodo pastoral e missionário.
Por fim, quero agradecer, a Vossa Excelência, Dom Lucena, pelos dois dias de Visita Pastoral, que sem dúvida alguma vieram nos robustecer na fé e na missão de continuar construindo, já aqui, o Reino de Deus.
Agradeço a presença de todos, dos sacerdotes e autoridades constituídas.
Agradeço a todos que contribuíram de uma forma ou de outra para que este evento acontecesse.


Sertãozinho-PB, 08 de Dezembro de 2010.




Pe. Demétrio Pereira de Morais
Administrador Paroquial

Sertãozinho é a mais nova Paróquia da Diocese de Guarabira


Uma multidão acompanhou a celebração da Missa solene na qual foi decretada a elevação da Área Pastoral de Sertãozinho ao nível de Paróquia, sendo a partir de então a mais nova Paróquia da Diocese, intitulada de Paróquia Nossa Senhora da Conceição.


Após uma procissão que percorreu as principais ruas da cidade e se dirigiu até ao lado do Ginásio do município, foi realizada a tão esperada proclamação através de um decreto.


No início da Missa, o Monsenhor André, vigário geral da Diocese fez a leitura do decreto que foi comemorada com aplausos, música, fogos e emoção. Na oportunidade o Bispo Dom Lucena concedeu ao Padre Demétrio o título de Pároco, título este que o garante por no mínimo mais seis anos à frente da nova Paróquia.


Além do Bispo, diversos Padres da Diocese estiveram presentes, como também o Frei Marcelo, que é natural de Sertãozinho. Dom Lucena declarou que "depois de muita preparação e estruturação a área pastoral já estava preparada para ser paróquia".

Em entrevista o Padre Demétrio afirmou que o acontecimento histórico é a realização de um sonho em comum e o trabalho aumentará.

Uma mega estrutura foi montada para a realização do evento que ainda contou com um show do Padre Antonio Maria.

20 de março de 2011

Pe. Antonio Maria participou de entrevistas nas Rádios de Guarabira-PB


          O padre mariano Antonio Maria fez, nesta quarta-feira (08), grande show na cidade de Sertãozinho. O evento ocorre por volta das 21h, após o Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, decretar àquela comunidade como a mais nova Paróquia da Diocese de Guarabira. O Padre Demétrio Pereira Morais, durante toda semana, esteve presidindo a novena com o povo de toda comunidade de Sertãozinho.

           Padre Antonio Maria, chegou na madrugada do dia 08, e foi acolhido pelo Pe. Demétrio e pelo Pe. Elias, que é o Reitor do Seminário Menor de Guarabira, aonde o Pe. Antonio Maria ficou hospedado.
         Em entrevista aos radialistas Paulo Costa e Eraldo Luis (programa Alegria Geral da Guarabira FM), o Pe. Antonio convidou a comunidade católica do brejo a comparecer ao show, mas também a Missa Solene de Elevação da cidade à condição de Paróquia.

          Ainda na manhã da quarta feira dia 08, o Pe. Antonio Maria, juntamente com o Pe. Elias e o Pe. Demétrio, esteve na Rádio Rural e na Rádio Cultura e no final da manhã deu breve entrevista à Rádio Costelação FM.

Pe. Antonio Maria e Paulo Costa (Rádio Guarabira-FM)

 
Pe. Antonio Maria, Eraldo Luiz e Paulo Costa (Rádio Guarabira-FM)


Pe. Antonio Maria e Rony Vieira (Rádio Rural)


Pe. Antonio Maria e o Comissário de Polícia Luíz Pereira.

Pe. Antonio Maria e Paulo Costa (Rádio Guarabira-FM)

Frei Marcelo celebrou a 9ª noite de Novena em Sertãozinho-PB


          No dia 07 de dezembro de 2010, o Frei Marcelo celebrou o Encerramento do Novenário à Excelsa Padroeira de Sertãozinho-PB, Nossa Senhora da Conceição. O noitário foi dedicado a todas as famílias, e todos se mostraram ansiosos para vivenciarem o dia tão esperado para todos os sertãozinhenses. Na ocasião, o Pe. Demétrio convidou a todos para se despedirem da "Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição" e abraçarem a realização de sonho que o Frei Marcelo ajudou a construir: "Paroquia de Nossa Senhora da Conceição".       O Frei Marcelo é natural de Sertãozinho, e antes de entrar na caminhada religiosa foi catequista, coordenador dos coroinhas, e até mesmo, Ministro Extraordinário do Batismo. 

Frei Marcelo e Pe. Demétrio.

11 de março de 2011

Dom Lucena encontra-se com Pastoral do Dízimo


Em continuidade a Visita Pastoral, Dom Lucena, encontrou-se na manhã do dia 7 de dezembro de 2010, com a Pastoral do Dízimo. Em Sertãozinho, a Pastoral do Dízimo conta com 64 zeladores/missionários, que tem a missão visitar todos os dizimistas uma vez ao mês. Os dizimistas por sua vez devem vir pessoalmente entregar o dízimo na Missa do Dízimo, que é realizada todo segundo domingo de cada mês.


O dízimo torna-se portanto, pretexto para aproximar as pessoas da Igreja, incentivando-as a participar da Santa Missa, que segundo o Documento de Aparecida é  o 'encontro com Cristo na Eucaristia que suscita o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade, além de despertar no cristão o forte desejo de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo na sociedade'.

Monsenhor Xavier Celebrou a 8ª Noite de Novena em Sertãozinho

O Pe. Xavier, como é conhecido por todos, é natural de Sertãozinho e celebrou no dia 6 de dezembro de 2010, novena festiva à Imaculada Conceição. Há mais de 40 anos o Pe. Xavier é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Santo Antônio-RN. Foi recentemente nomeado Monsenhor Pontifício. Monsenhor (Capelães de Sua Santidade) é um título eclesiástico honorifico conferido aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa. A palavra tem origem francesa e, em português, pode ser abreviada como Mons. 
     Apesar de somente o Papa conferir o título de Monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título.
      O Mons. Xavier entrou na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Sertãozinho com a batina própria para os Monsenhores (batina preta com filamentos roxos e com a faixa roxa) e foi acolhido por todos com muito carinho.