27 de abril de 2011

Cordel do MEJ


Por Rita de Cássia da Silva Lima

A MEU DEUS EU AGRADEÇO
PELO ENORME PRESENTÃO
POR TER COLOCADO O MEJ
EM NOSSO CORAÇÃO
E A PADRE DEMÉTRIO
NOSSA ETERNA GRATIDÃO.

O MEJ DE SERTÃOZINHO
GRUPO QUE VEM DANDO CERTO
FORMADO PARA ORIENTAR
OS JOVENS DE UM MODO CORRETO
QUE TEM COMO ORIENTADOR
O NOSSO PADRE DEMÉTRIO.

O MEJ TEM UM AMOR
AO SAGRADO CORAÇÃO
POIS NÓS TEMOS UM AMIGO
E ASSIM DIZ A CANÇÃO
PREGAR O AMOR DE DEUS
ESSA É A NOSSA MISSÃO.

UM MOVIMENTO JOVEM
PERTENCENTE A EUCARISTIA
QUERENDO SER GENTE NOVA
TODA HORA E TODO DIA
JUNTO AO APOSTOLADO
É UMA ÓTIMA PARCERIA.

POR CAUSA DE MUITOS GRUPOS
MUITOS JOVENS ESTÃO MUDANDO
JOVENS QUE NÃO VIVIAM
E QUE SE ENCONTRAVAM FUMANDO
HOJE SE ENCONTRAM NA IGREJA
DE JOELHOS REZANDO

EM QUATRO PILARES
FORMAMOS ESSA EQUAÇÃO
PARA CONTINUAR NA FÉ
EVANGELHO E ORAÇÃO
E PARA SERMOS FELIZES
EUCARISTIA E MISSÃO.

NÃO PODEMOS ESQUECER
DA NOSSA VIRGEM MARIA
AQUELA QUE PÔS NO MUNDO
QUEM MORREU POR NÓS UM DIA.
E QUE TRÊS DIAS DEPOIS
O SALVADOR RENASCIA.

EM QUASE TODO LUGAR
EXISTE ESTE GRUPINHO
SURGINDO DE UMA GUERRA
NUM MOMENTO SEM CARINHO
NESTA HORA MUITOS JOVENS
ACHARAM O SEU CAMINHO.

23 de abril de 2011

ALEGRAI-VOS CRISTO RESSUSCITOU!!!

FELIZ PÁSCOA!
Mensagem de Páscoa Postada pelo Blog: http://pecristianoemmissao.blogspot.com


Um sobre-vivente do campo de concentração de Treblinca conta no seu livro este fato:
Alguns presos receberam, no dia da Páscoa, a licença de ficar conversando, apenas por uma hora, por ser dia da Páscoa. A hora iniciou, mas ninguém queria conversar. Todos continuaram mudos, ninguém se atreveu de dizer uma só palavra.
De repente, um dos homens começou a cantar, bem baixinho, um canto de Páscoa,“Cristo ressuscitou, aleluia”, e, aos poucos, todos os outros, um por um, acompanharam,  baixinho também. Ele escreve: “Parecia como se estivesse se abrindo uma porta. Por uma hora desapareceu toda a angústia, o desespero, o medo. O inferno não era mais o inferno. Nunca mais na minha vida senti uma alegria igual”.

Quem está diante de uma situação de morte ou passa pelo “fundo do poço” ou por uma depressão, facilmente emudece. Não sabe mais dizer uma só palavra, fica como a lesma que se esconde no caracol. A garganta se fecha como se estivesse estrangulada. Não sabemos o que falar diante da situação de morte.
Os Evangelhos nos falam de muitas palavras que os discípulos diziam enquanto estavam na companhia de Jesus vivo. Depois da sua morte suas palavras desaparecem. O luto, o trauma pela morte violenta de Jesus os deixa sem palavra. De que ainda poderiam falar?

Hoje em dia é assim também. Muitos ficam mudos, sem voz: os que vivem na sombra da vida. Os que vivem uma vida sem esperança: os marcados por uma doença incurável, por um casamento sem futuro, opressão, desemprego, abandono, solidão, dependência ... Qualquer grito de protesto parece sem sentido. Entregar os pontos e cair na apatia e resignação parece o mais lógico.

Uma senhora divorciada conta: quando me separei, eu não acreditava no poder da oração, não participava da comunidade, me encontrava numa vida sem sentido, não tive coragem e força para lutar por meu casamento. Hoje eu saberia lutar e enfrentar esta situação de outro jeito e com certeza eu seria vitoriosa.

O homem no barracão de Treblinca acertou a palavra que fez a esperança brotar no coração de todos. Ele abriu a boca e cantou sua esperança, esperança para ele e para todos. E aos poucos todos acompanharam e cantaram e seus corações se transformaram e acreditaram: Cristo é vida, é esperança, ainda existe futuro para nós. A morte não é a última palavra. Deus é vida e Ele está aí, no meio de nós. Ninguém consegue fechar a boca de Deus.

Como seria bom, se cada um de nós pensasse: Eu quero ser esta boca de Deus, eu quero dizer, cantar, gritar esta palavra e testemunhar com minha vida: Cristo ressuscitou e Ele é nossa vida e ressurreição.

12 de abril de 2011

AS TRÊS COLUNAS DO DÍZIMO

Por Pe. Demétrio (Coordenador da Pastoral do Dízimo)
A Coordenação da Pastoral do Dízimo em cada Paróquia ou Diocese deve apoiar-se em três colunas: amor, visitar, formar.
A primeira coluna do Dízimo nos lembra que é preciso anunciar o amor de Deus, ajudar as pessoas a perceberem este amor em suas vidas, sobretudo, no que há de mais ordinário. Estamos rodeados de provas do amor de Deus por nós: a nossa própria existência nos fala deste amor, nossas habilidades e talentos, nossa família, as pessoas que ao longo de nossas vidas nos acolheram; estenderam a mão em um momento de dificuldade quando tudo parecia perdido; a natureza com sua variedade e beleza. De um coração que se sente amado e cuidado por Deus brota um sentimento: a Gratidão; o dízimo é, portanto, esta forma de bendizê-Lo por todos os dons que Ele na sua liberalidade nos concedeu.
A segunda coluna consiste em ir ao encontro (visitar), deixando-nos guiar pela mesma dinâmica da Encarnação do Verbo: Deus veio ao nosso encontro não somente para nos visitar, mas para ficar conosco. Assim, através das visitas dos missionários, o Dízimo deixa der ser uma campanha financeira e se transforma em uma Pastoral, modo concreto de cuidar das pessoas, tendo em vista, que a proposta é de um estado contínuo de missão. Sendo assim, as visitas se transformam em momentos privilegiados de escuta e conscientização.
Por fim, a terceira coluna, nos ajuda perceber que sem formação permanente não há como fazer crescer pastoral alguma. Faz-se necessário ao menos uma vez no mês proporcionar aos missionários do dízimo uma formação à luz das citações bíblicas que nos motivam na devolução do Dízimo. O Dízimo é bíblico, não é invenção da Igreja, mas sim um preceito bíblico que precisa ser visto como resposta de amor por tudo que recebemos de Deus.
 Nas visitas os missionários escutam as dúvidas e inquietações das pessoas, e por isso, precisam estar preparados para esclarecê-las. É claro que não basta proporcionar momentos formativos somente para a Coordenação do Dízimo e seus agentes (missionários) devemos promover encontros formativos também para os dizimistas.


9 de abril de 2011

Missão em Belém do Pará - Palestra motiva agentes da Pastoral do Dízimo a fazerem missão permanente


Ontem dia 08 de abril, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que tem como Pároco o Padre George acolheu o Pe. Demétrio, que apresentou a proposta do Dízimo Missionário a partir de “três chaves”: Dízimo é questão de amor; Dízimo é Bíblico; e Dízimo é falar ao coração.








8 de abril de 2011

Vigário Episcopal convidou Pe. Demétrio para Reunião (Arquidiocese de Belém do Pará)


O Vigário Episcopal da Região de São João, Pe. Irineu, convidou Pe. Demétrio para partilhar a sua experiência adquirida com a Pastoral do Dízimo. A reunião aconteceu hoje, 08 de abril às 9:hs da manhã, e ao Padre Demétrio foram concedidos em torno de 30 minutos para que pudesse dar o seu testemunho. De forma sucinta, ele transmitiu o que é indispensável para fazer a Pastoral do Dízimo se desenvolver a partir de três passos expressos por 3 palavras: amor, visitar, conscientizar.
Para o Pe. Demétrio, em primeiro lugar, é preciso ajudar as pessoas a perceberem o amor de Deus em suas vidas, sobretudo, no que há de mais ordinário. “Estamos rodeados de provas do amor de Deus por nós: a nossa própria existência nos fala deste amor, nossas habilidades e talentos, nossas famílias, as pessoas que ao longo de nossas vidas nos acolheram; estenderam a mão em momento de dificuldade quando tudo parecia perdido, a natureza com sua variedade e beleza”, e conclui: “de um coração que se sente amado e cuidado por Deus brota um sentimento: a Gratidão; o dízimo é, portanto, esta forma de bendizê-Lo por todos os dons que Ele na liberalidade nos concedeu”.
O segundo passo consiste em ir ao encontro (visitar), deixando-nos guiar pela mesma dinâmica da Encarnação do Verbo: Deus veio ao nosso encontro não somente para nos visitar, mas para ficar conosco. Assim, através das visitas dos missionários, o Dízimo deixa der ser uma campanha financeira e se transforma em uma Pastoral, modo concreto de cuidar das pessoas, tendo em vista, que a proposta é de um estado contínuo de missão. Sendo assim, as visitam se transformarão em momentos privilegiados de escuta e conscientização.
Por fim, o terceiro passo, nos ajuda perceber que sem formação permanente não há como fazer crescer pastoral alguma. Faz-se necessário ao menos uma vez no mês proporcionar aos missionários do dízimo uma formação/partilha. Nas visitas vão escutar as dúvidas e inquietações das pessoas, que em parte são também suas, e por isso, precisam estar preparados para esclarecer.



Paróquia da Divina Misericórdia envia Missionários do Dízimo


Ontem, 07 de abril às 19:30hs, Pe. Demétrio concelebrou com o Pe. Marcos, Pároco da Paróquia da Divina Misericórdia, a Missa Solene de Envio dos Missionários do Dízimo. Depois de participarem de dois encontros formativos com o Pe. Demétrio, os missionários foram enviados com a missão de visitar todos os fiéis da Paróquia, afim de, ajudá-los a perceber o amor de Deus que se faz presente mesmo no que há de ordinário da vida cotidiana.
Enviados dois a dois como fez o próprio Jesus, que chamou outros setenta e dois discípulos e os enviou a sua frente para toda cidade e lugar aonde deveria ir (Lc 10, 1-16), os missionários foram enviados pelo Pe. Marcos após belíssima oração. A Pastoral do Dízimo com essa configuração missionária vai manter a Paróquia da Divina Misericórdia em constante estado de missão, tendo em vista, que estas visitas vão se repetir todos os meses. O ideal é que, em cada rua do bairro haja uma pessoa que seja referência, um sinal da Pastoral do Dízimo.
A Missa de Envio superou as expectativas e foi encerrada com uma confraternização, quando todos puderam viver na prática a partilha.

Cartaz com as três chaves do dízimo apresentadas pelo Pe. Demétrio no Encontro formativo.










7 de abril de 2011

Pe. Demétrio encontrou-se com o Arcebispo de Belém do Pará


Na manhã deste dia 07 de abril, Padre Demétrio e Padre Cristiano se encontraram com Dom Vicente Zico, Arcebispo Emérito de Belém do Pará desde dezembro de 2004. Na ocasião, Dom Zico, que recentemente fez o lançamento do seu mais novo livro: “Chamados a Ser Santos – Meditações Espirituais para Sacerdotes”, autografou alguns livros.

 
Dom Vicente Zico autografa livros.

 Cúria Metropolitana de Belém do Pará

Cúria Metropolitana de Belém do Pará

Seu José de Belém do Pará comentou em nosso Blog

Seu josé agng disse...
Boa-tarde! Sertãozinho/Paraíba. Hoje aqui em Belém do Pará , mais precisamente no Distrito de Icoaraci. Acontecerá a Missa do envio na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, que faz parte da Paróquia Divina Misericórdia. Tivemos dois encontros com o Padre Demétrio nos dias 04 e 05 de abril sobre o Dízimo na Igreja Católica, por sinal, muitos proveitosos. Amados Irmãos e Irmãs de Sertãozinho, a partir de agora, somos mais do que irmãos que professam a mesma Fé, este laço foi estreitado pelo vosso Pároco, Padre Demétrio que mostrou ser uma pessoa muito acolhedora e carismática , parecia que já nos conhecíamos a muito tempo, tudo isto graças ao carinho que deu e recebeu o Padre Demétrio. Amanhã falarei sobre à Missa. Paz e Bem!

Missão em Belém do Pará - A Pró-Paróquia de São Miguel participou de palestra sobre o Dízimo







Hoje 06 de abril, a Pró-Paróquia de São Miguel,  que está se preparando para ser dentro em breve elevada à condição de paróquia acolheu o Padre Demétrio para palestra sobre o dízimo. Foi um momento intenso de conscientização sobre a prática do dízimo, com a finalidade de despertar em cada participante o desejo de darem testemunho de Cristo através de um trabalho missionário.
O Padre Demétrio partilhou a sua experiência pessoal com o Dízimo à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Sertãozinho-PB, e salientou que não se trata de uma campanha financeira, e sim de uma Pastoral - modo de reaproximar e cuidar das pessoas provendo meios para viabilizar a Evangelização.