23 de maio de 2014

Iniciados os preparativos para a Peregrinação Nacional da Família


Com o tema “Família: caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho”, acontecerão a 6ª Peregrinação Nacional da Família e o 4º Simpósio, nos dias 24 e 25 de maio, em Aparecida (SP). O evento pretende reunir peregrinos de todo o país com a proposta de refletir sobre a realidade da família brasileira. Em 2013, participaram da peregrinação mais de 150 mil pessoas. A expectativa da organização é superar esse número na edição deste ano.

Para o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, são esperadas muitas famílias das dioceses e comunidades próximas ao Santuário Nacional. Ele destaca que o Simpósio é uma oportunidade de formação.

“É um momento muito importante, não somente para rezar e apresentar as necessidades das nossas famílias à Virgem Maria, mas também para refletir e aprofundar sobre a nossa caminhada e perceber como a luz de Cristo pode iluminar a nossa realidade cotidiana de vida em família”, ressalta.

Diante dos desafios da vida em família, dom Petrini acredita “ser uma ilusão viver sem Deus”. Para o bispo, questões como a violência representa o distanciamento da família da prática espiritual. “A família cresce e se desenvolve tecnologicamente, mas perde em humanidade. Hoje constatamos muita solidão e tristeza. As famílias devem retornar ao desígnio de Deus e a Ele”, aponta.

Reflexão
Segundo dom Petrini a peregrinação nacional, além de ser espaço de formação, confraternização e aprofundamento das questões da família, possibilita visibilidade das famílias brasileiras que estão comprometidas com os valores humanos e cristãos. “A peregrinação é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que tem muita gente que deseja ser família assim como Deus a imaginou, exatamente para ser uma fonte de alegria, de felicidade e realização humana”, explica.

O tema proposto para o evento quer refletir com os participantes sobre a vivência da espiritualidade em família, tendo como referências a luz de Cristo e o Evangelho. “Não podemos viver somente com aquilo que nos oferecem. Precisamos de um ponto de referência maior, para sermos permanentemente alimentados na capacidade de amor, de doação e serviço recíproco no interior da família e na sociedade”, enfatiza dom Petrini.

Entre os conferencistas convidados estão o bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e doutor em Ciências Bíblicas, dom José Antônio Peruzzo, que irá tratar da espiritualidade da família, e a poetisa, Adélia Prado, que dará seu testemunho sobre a vida em família.

Caravanas
A Comissão motiva as dioceses para que organizem suas caravanas rumo ao Santuário Nacional que está preparando uma estrutura de qualidade para atender as famílias peregrinas. As atividades do Simpósio serão realizadas no Centro de Eventos Padre Vítor, nas imediações da Basílica.

No domingo, 25, uma missa será celebrada no Santuário, às 8h, com transmissão pela TV Aparecida. Também está prevista a apresentação da orquestra de jovens do Santuário durante o 4º simpósio.

Com informações da CNBB

16 de maio de 2014

PARA CONHECER JESUS É PRECISO REZAR, CELEBRAR E IMITAR, NÃO BASTAM ESTUDOS E IDEIAS – O PAPA EM SANTA MARTA


Para conhecer Jesus é preciso rezar, celebrar e imitar, não bastam estudos e ideias – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa desta sexta-feira na Capela da Casa de Santa Marta.

Comentando a afirmação de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, o Santo Padre sublinhou que o conhecimento de Jesus é o trabalho mais importante da nossa vida. E não bastam muitos estudos e ideias pois quem assim pensa pode ficar armadilhado nos seus pensamentos:

“As ideias sozinhas não dão vida e quem vai por este caminho só de ideias acaba num labirinto e nunca mais sai! É por isto que desde o início da Igreja que há heresias. As heresias dão nisto: tentar perceber apenas com as nossas mentes e com a nossa luz quem é Jesus. Um grande escritor inglês dizia que a heresia é uma ideia que se tornou louca. E é assim! Quando as ideias estão sós tornam-se loucas... Aquele não é o caminho.”

Para conhecermos o caminho, verdade e vida que é Jesus o Papa Francisco preconizou a abertura de três portas:

“Primeira porta: rezar Jesus. Sabei que o estudo sem oração não serve. Rezar Jesus para conhecê-lo melhor. Os grandes teólogos fazem teologia de joelhos. Rezar Jesus! E com o estudo e a oração aproximamo-nos um pouco... Mas sem a oração nunca conheceremos Jesus. Nunca! Nunca! Segunda porta: celebrar Jesus. Não chega a oração é necessária a alegria da celebração. Celebrar Jesus nos seus Sacramentos, porque é ali que nos dá a vida, a força, a comida e o conforto, dá-nos a aliança e a missão. Sem a celebração dos Sacramentos, não chegamos a conhecer Jesus. Isto é próprio da Igreja: a celebração. Terceira porta: imitar Jesus. Pegar no Evangelho: o que é que Ele fez, como era a sua vida, o que nos disse, o que nos ensinou e tentarmos imitá-Lo.” (RS) 

Fonte: Rádio Vaticano

SANTA SÉ E A XX JORNADA DA FAMÍLIA NA ONU.

Por ocasião da XX Jornada da Família, promovida pela ONU, que se celebra, anualmente, em 15 de maio, a representação da Santa Sé, junto às Nações Unidas, propôs um encontro na sede da organização, em Nova Iorque.

Durante o encontro, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, fez um pronunciamento, partindo do tema central desta XX Jornada “Promover a integração social e a solidariedade entre as gerações”, sobre o qual disse, entre outras coisas:

“Sinto-me particolarmente feliz porque as Nações Unidas, por meio desta jornada, desejam impulsionar os governos a colocar o tema da família ao centro das suas políticas, pois compreendem que, sem ela, as gerações poderão ter consequências negativas no futuro. Ciente de tal preocupação e urgência, a Santa Sé pretende dar a sua contribuição, colocando em realce que as nossas famílias são um recurso importante para as nossas sociedades e, ainda mais, é fonte de desenvolvimento humano. Por sua vez, a família cristã sente a responsabilidade e a tarefa de aprofundar os valores da família humana. Seu patrimônio comum deve ser salvaguardado, valorizado e proposto. A particularidade da vocação cristã é o amor e a bênção de Deus, que não se fecham entre as paredes domésticas, mas vão além de todos os confins e atingem até os pobres e os excluídos da sociedade”.
Com alegria acolho a mensagem da CNBB aos agentes da Patoral do Dízimo. O Reconhecimento do valioso trabalho prestado por tantos agentes, que têm a missão de visitar todos os fiéis católicos, ao menos uma vez por mês, é mais do que merecido.
A Pastoral do Dízimo, está presente em todas as paróquias e comunidades, com experiências riquíssimas de fé e generosidade. Deus seja louvado pela decisão de nossos bispos de retomarem os estudos iniciados em 1974 (Documento de Estudos 08, esquecidos por mais trinta anos).


 Pe. Demétrio Pereira de Morais.
                                                                              Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo.                                                                                                     
                                                                                                 13 de maio de 2014. 
                                                   
                                                
                                                               
                                                               Mensagem da CNBB
                                                    aos agentes da Pastoral do Dízimo

Prezados agentes da Pastoral do Dízimo,

É com alegria que os Bispos do Brasil, reunidos em Aparecida sob o manto de Nossa Senhora, participando da 52ª Assembleia Geral da CNBB, comunicam que será feito um estudo sobre a Pastoral do Dízimo.

O que nos leva a tomar essa iniciativa é a certeza de que o Dízimo é um sinal visível da participação e corresponsabilidade dos fiéis na comunidade eclesial; ajuda os católicos a desenvolver sua consciência de pertença à Igreja; é uma expressão viva da fé e da gratidão a Deus; dá condições à Igreja de cumprir sua missão evangelizadora; incentiva a partilha de nossos bens com os pobres.

Para coordenar este trabalho, foi nomeada uma Comissão Episcopal para a Pastoral do Dízimo que irá conhecer as ricas experiências de nossas comunidades, recolher o material que muitas Dioceses já produziram sobre essa praxe bíblica e estudar as reflexões e publicações de inúmeros teólogos e pastoralistas. Em seguida, será elaborado um Anteprojeto aberto à colaboração de todos, para possibilitar melhores condições de aprovação e publicação na coleção de "Estudos da CNBB".

Por isso, quando sua Equipe Diocesana for chamada a colaborar com a Comissão Episcopal para o Dízimo, nomeada pela Presidência da CNBB, esperamos que o faça com alegria. O resultado desse trabalho certamente ajudará as Dioceses que querem incentivar, renovar ou mesmo implantar este importante serviço Pastoral.

Agradecemos a todos os que se dedicam a esta Pastoral e imploramos a graça de Deus para os seus trabalhos que possibilitam nossa Igreja imitar as primeiras comunidades cristãs: "Todos os que acreditavam estavam unidos e tinham tudo em comum" (At 2,44).

Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira e Rainha, interceda por nossas comunidades, seus pastores e cada um dos discípulos missionários de seu Filho.

Aparecida, 08 de maio de 2014.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Missa do Dízimo e em comemoração do dia das Mães

Neste ultimo domingo dia 11 de maio de 2014,aconteceu na Igreja Matriz, Missa em ação de graças pelo dia das Mães e também a devolução do dízimo. Padre Demétrio destacou em sua homilia que Maria não salva, mas é a seta que nos aponta Jesus. E no final da celebração aconteceu o sorteio de brindes, doados pela comunidade.


                                                                 Oração do Dízimo.
                                                            Momento da devolução.
Preparação das oferendas. 
Sorteio das Mães.
Uma das Varias ganhadoras.


8 de maio de 2014

Dom Orani Tempesta apresenta Diretório de Comunicação, em entrevista coletiva.

O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, apresentou aos jornalistas, durante coletiva à imprensa realizada ontem, 7 de maio, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Trata-se do Documento número 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
 Foi durante a gestão de dom Orani, na presidência da Comissão para a Comunicação, que foi retomada a proposta de produção do Documento, a partir da publicação do Estudo 101 “A Comunicação na vida e missão da Igreja”.
Por decisão dos bispos na Assembleia Geral, em 2013, o texto do Diretório foi encaminhando ao Conselho Permanente da CNBB, que após estudar e avaliar o material, sugerindo correções e adaptações na linguagem, aprovou o Documento, no mês de março. A produção do texto contou com a colaboração de uma equipe de pesquisadores, mestres e doutores em comunicação, coordenada pela Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação, presidida pelo arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa. 
Dom Orani relembrou os caminhos percorridos para a produção do Diretório e disse que a Igreja sempre esteve atenta às transformações tecnológicas. De acordo com o cardeal, o Documento chega em momento oportuno, com a proposta de contribuir com a missão da Igreja e no diálogo com a sociedade. “O Diretório interessa muita aqueles que trabalham com a comunicação na Igreja, mas também aos pesquisadores e pessoas interessadas nessa temática. E esse documento chega em um momento em que a Igreja celebra os 50 anos Concílio Ecumênico Vaticano II, com a promulgação do Decreto Inter Mirifica, sobre comunicação”, destacou dom Orani.

Fonte:Diocese de Guarabira.

3 de maio de 2014

"Abertura do Mês Mariano"

Nesta ultima Quinta-Feira dia 01 de Maio de 2014,aconteceu em nossa Paróquia abertura do mês Mariano,com carreata , Celebração da Santa Missa e Benção do Santíssimo Sacramento. Contamos com a presença de muitos fieis,no qual louvava com muito ardor e devoção a Nossa Mãe Maria.




Inicio da Carreata


Benção dos carros e motos.
Inicio da Santa Missa.


Momento da Homilia. 
Benção do Santíssimo.