28 de outubro de 2014

Estejamos dentro da Igreja, não fiquemos na recepção – O Papa em Santa Marta

Na missa de terça-feira, dia 28 de outubro na Capela da Casa de Santa Marta o Papa Francisco exortou os cristãos a estarem dentro da Igreja e a não ficarem na entrada ou na receção. A Cristo interessa amar e curar os corações e não medir os pecados – afirmou o Papa Francisco refletindo sobre o Evangelho do dia que nos conta o nascimento da Igreja com o chamamento dos Apóstolos:

“Jesus reza, Jesus chama, Jesus escolhe, Jesus envia os discípulos, Jesus cura a multidão. Dentro deste templo, este Jesus que é a pedra angular faz todo este trabalho: é Ele que leva em frente a Igreja assim. Como dizia Paulo, esta Igreja está edificada sobre os fundamentos dos Apóstolos. Este que Ele escolheu, aqui: escolheu doze. Todos pecadores. Todos. Judas não era o mais pecador, não sei quem era... Judas pobrezinho, é aquele que se fechou ao amor e por isso se tornou traidor. Mas todos escaparam no momento difícil da Paixão e deixaram só Jesus. Todos são pecadores. Mas Ele escolheu.”

Jesus não nos quer dentro da Igreja como hóspedes ou estrangeiros mas com o direito de um cidadão.– disse ainda o Santo Padre, citando S. Paulo. Na Igreja não estamos de passagem, estamos radicados nela. A nossa vida está ali – afirmou o Papa Francisco:

“Nós somos cidadãos, concidadãos desta Igreja. Se nós não entrarmos neste templo e fizermos parte desta construção, para que o Espírito Santo habite em nós, nós não estaremos na Igreja. Nós estamos na porta e olhamos: ‘Que bonito… sim, isto é belo…’. Cristãos que não ultrapassam a recepção da Igreja; estão ali, na porta… ‘Mas sim, sou católico, mas não muito”.
O Papa Francisco concluiu a sua homilia realçando o valor da oração para o curar o pecado em cada um de nós:

“Jesus não se importou com o pecado de Pedro: buscava o coração. Mas para encontrar esse coração e para curá-lo, rezou. Jesus que reza e Jesus que cura, também por cada um de nós. Não podemos entender a Igreja sem este Jesus que reza e este Jesus que cura. Que o Espírito Santo nos faça entender, a todos nós, esta Igreja que tem a sua força na oração de Jesus por nós e que é capaz de curar a todos nós”. (RS)


Fonte:Rádio Vaticano.

4ª JDJ - Jornada Diocesana da Juventude

A Diocese de Guarabira realizou na tarde de domingo, 19 de outubro de 2014, no Santuário Pe. Ibiapina, em Solânea-PB, a 4ª Jornada Diocesana da Juventude. No evento, estiveram presentes aproximadamente 5.000 jovens provindos das diversas paróquias da diocese. O evento seguiu uma programação intensiva, onde os jovens foram acolhidos e motivados a vivenciar o amor Eucarístico, com a celebração da Santa Missa, que foi presidida por Dom Lucena, bispo diocesano e Concelebrada pelos Pe. Gaspar Rafael, Frei Cláudio, Pe. José Floren, Pe. Iran de Sousa, Pe. Paulo Roberto e Pe. Viana (de Afogados da Ingazeira) e toda a juventude ali reunida, culminando com o Show da Banda Ministério Adoração e Vida, com Walmir Alencar.    









Fonte:Diocese de Guarabira

Semana Missionária do Dízimo nas Paróquias

O mês de Outubro será marcado, na Diocese de Guarabira, pelas missões realizadas em algumas Paróquias, tendo em vista que este mês é consagrado às missão no mundo inteiro. Com isso, a Pastoral do Dízimo resolveu reafirmar esse compromisso de evangelização na prática das visitas pastorais dos Missionários do Dízimo, juntamente aos demais grupos existentes nas paróquias. 










Fonte:Diocese de Guarabira

Coordenação Diocesana do Dízimo da Diocese de Guarabira.

No último dia 25, durante a reunião dos Coordenadores e Vice-coordenadores da Pastoral do Dízimo, realizada em Sertãozinho-PB, a Diocese de Guarabira apresentou os novos membros da Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo. Os membros da comissão representam as 5 Regiões Pastorais de nossa Diocese.

O encontro foi assessorado pelo Padre Demétrio (Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo) e contou com a presença de Dom Lucena, Pe. Gaspar, Pe. Marcos, Pe. Iran, Pe. Heriberto, o Diácono José Manoel, o Diácono Permanente Antônio de Freitas, e os Coordenadores da Pastoral do Dízimo das várias Paróquias da Diocese.