8 de abril de 2011

Vigário Episcopal convidou Pe. Demétrio para Reunião (Arquidiocese de Belém do Pará)


O Vigário Episcopal da Região de São João, Pe. Irineu, convidou Pe. Demétrio para partilhar a sua experiência adquirida com a Pastoral do Dízimo. A reunião aconteceu hoje, 08 de abril às 9:hs da manhã, e ao Padre Demétrio foram concedidos em torno de 30 minutos para que pudesse dar o seu testemunho. De forma sucinta, ele transmitiu o que é indispensável para fazer a Pastoral do Dízimo se desenvolver a partir de três passos expressos por 3 palavras: amor, visitar, conscientizar.
Para o Pe. Demétrio, em primeiro lugar, é preciso ajudar as pessoas a perceberem o amor de Deus em suas vidas, sobretudo, no que há de mais ordinário. “Estamos rodeados de provas do amor de Deus por nós: a nossa própria existência nos fala deste amor, nossas habilidades e talentos, nossas famílias, as pessoas que ao longo de nossas vidas nos acolheram; estenderam a mão em momento de dificuldade quando tudo parecia perdido, a natureza com sua variedade e beleza”, e conclui: “de um coração que se sente amado e cuidado por Deus brota um sentimento: a Gratidão; o dízimo é, portanto, esta forma de bendizê-Lo por todos os dons que Ele na liberalidade nos concedeu”.
O segundo passo consiste em ir ao encontro (visitar), deixando-nos guiar pela mesma dinâmica da Encarnação do Verbo: Deus veio ao nosso encontro não somente para nos visitar, mas para ficar conosco. Assim, através das visitas dos missionários, o Dízimo deixa der ser uma campanha financeira e se transforma em uma Pastoral, modo concreto de cuidar das pessoas, tendo em vista, que a proposta é de um estado contínuo de missão. Sendo assim, as visitam se transformarão em momentos privilegiados de escuta e conscientização.
Por fim, o terceiro passo, nos ajuda perceber que sem formação permanente não há como fazer crescer pastoral alguma. Faz-se necessário ao menos uma vez no mês proporcionar aos missionários do dízimo uma formação/partilha. Nas visitas vão escutar as dúvidas e inquietações das pessoas, que em parte são também suas, e por isso, precisam estar preparados para esclarecer.



2 comentários:

heloisa mh unhas disse...

Pe.Demetrio estamos com saudades.
O senhor não sabe o que aconteceu!o diacono Edinho elogio muito os coroinhas e disse que de todas paróquias que ele passou nuca viu coroinhas iguais a nós!!!
Um abraço do grupo de coroinhas especialmente de Heloisa,Sarah e Nena.

heloisa mh unhas disse...

Pe.Demetrio hoje na missa o Diacono Edinho elogio novamente os coroinhas!!!
De Helisa e Nena.