9 de setembro de 2011

Sentido Bíblico-Pastoral e Missionário do Dízimo

Por Pe. Demétrio (Coordenador da Pastoral do Dízimo - Diocese de Guarabira)
Dízimo não é somente dinheiro, ou forma de captar recursos para evangelização, é também um caminho pelo qual podemos dizer não ao egoísmo, ao consumismo e ao individualismo.
Precisamos enxergar o Dízimo a partir do seu sentido bíblico-pastoral-missionário, resgatando a sua espiritualidade, como nos propõe a Palavra de Deus em Ml 3, 6-10, dízimo como fazer experiência com Deus.
Sendo assim, esta prática nasce de nossos corações como gratidão a Deus por tudo o que temos e somos. Mas, ainda, como forma de ajudar todos os batizados (as) a se sentirem responsáveis pela evangelização.
E não podemos esquecer a tríplice dimensão do dízimo: Religiosa, Missionária e Social, que estão bem evidentes na Sagrada Escritura (Dt 26,12-15), quando nos recorda que o dízimo deve assistir ao levita, o imigrante, os órfãos e as viúvas.
Podemos e devemos descobrir o Sentido Bíblico do dízimo: gratidão que nasce da experiência de amor com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; o Sentido Pastoral: modo de reaproximar e cuidar das pessoas, provendo meios para evangelização. Dízimo é sair di si mesmo e ir ao encontro de Deus e do irmão: Sentido Missionário. O Dizimista compreendeu que, é de fato, discípulo e missionário de Cristo, e por isso, se sente igreja, responsável pela vida da comunidade e pelo anúncio do Evangelho.
A coordenação da Pastoral do Dízimo, em cada paróquia ou diocese, precisa estar ciente destes três sentidos do dízimo. Do contrário, corre-se o risco reduzir o dízimo a uma campanha financeira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em nome de nosso Pe. Demétrio e de Nossa Paróquia. Só tenho a agradecer a Deus aos dizimistas que com carinho contribui com o dizimo, que com sua contribuição demostra querer ser membro ativo da Igreja , devolvendo em forma de dizimo os dons dado por Deus ,a começar pela própria vida.Só tenho a agradecer a Deus tantas bençãos por contribuir com o pouco que Deus me dar.Feliz pelos momentos de lutas e conquistas , vitórias e amizades e a partilha que nos faz mais irmãos, peço a interseção de MARIA SANTÍSSIMA E DE SEU FILHO JESUS para continuar firme nesta missão a mim confiada.Agradeço ao nosso Pe. Demétrio pela força e pelo seu companherismo.Deus te abençoe!!!CLEONICE.