21 de setembro de 2011

Nova Etapa do MEJ


No próximo sábado (24), ás 8:hs da manhã no centro da Pastoral da Criança, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Sertãozinho, vai dar início a 1ª Etapa do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), com a criação do Grupo Semente para crianças e pré-adolescentes de 9 a 12 anos.

Há um ano foi fundado o Grupo Gente Nova para um Mundo Novo, 2ª Etapa do MEJ (13 a 15), que já começou a dar seus frutos. Dentro em breve, será fundado também a 3ª Etapa do MEJ (de 16 anos em diante).

1ª Etapa: Grupo Semente (9 a 12)

Essa etapa compreende três fases, correspondentes às idades citadas.

1. A proposta é levar o pré-adolescente, gradual e progressivamente, ao conhecimento de Deus. É despertar nele o desejo sincero de conhecer, acolher e amar a Deus. Um Deus grande, poderoso e bom, que chama a cada um de nós “filho”, porque é, de fato, nosso Pai. Um Pai que faz todos felizes. É ajudar o pré-adolescente a desejar de coração: “Quero conhecer você, meu Deus”. O slogan é: “Deus me conhece e me ama”.

2. A proposta é ajudar o pré-adolescente a conhecer, acolher e amar a Deus que se revela em Jesus. Jesus, um Deus simpático, pastor, caminho, luz, alegria, verdade e vida. E levá-lo a perceber, aos poucos, a mensagem de Jesus. É ajudá-lo a descobrir que Jesus quer ser o seu amigo e o chama para isso. É despertar nele o desejo de ouvir Jesus e perguntar-lhe também: “Quem é você, Jesus?”. O slogan é: “Jesus é meu amigo e quer ficar perto de mim”.

3. É ajudar o pré-adolescente a conhecer mais esse Jesus, um Deus Grande, que se fez pequenino, tornando-se homem como nós. Esse Jesus que cresceu e viveu fazendo o bem aos outros, sofreu e morreu por todos e depois ressuscitou, para nos dar uma nova vida. Esse Jesus, Messias, o Cristo, que se fez pão para ser nosso alimento.

É ajudar o pré-adolescente a ir percebendo que a Eucaristia foi o grande gesto de Jesus Cristo, para que pudesse permanecer para sempre conosco. É ajudá-lo a descobrir que a Eucaristia foi o grande gesto de Jesus Cristo, para que os homens pudessem viver a amizade, a partilha. É ajudá-lo a desejar de coração: “Jesus, eu quero receber você na Eucaristia”. O slogan é: “Comunicar e partilhar”.

É fundamental recordar a importância pedagógica da imaginação e do jogo nessas três fases. O pré-adolescente vive sua aventura em equipe.

Nas duas primeira fases, o pré-adolescente vai descobrindo que sua vida é como uma sementinha que cai em terra fofa, e boa, para depois se transformar em plantinha que floresce e dá frutos.

Na terceira fase, o pré-adolescente vai descobrindo que Jesus Cristo também é uma semente. Ele é como a semente que cai na terra, morre para tornar-se espiga, que depois se transforma em Pão, como alimento e vida para o cristão. O pré-adolescente descobre ainda que ele mesmo é chamado a ser a pequena semente, o grãozinho, na espiga que é Jesus Cristo.

Nas três fases, ajudar o pré-adolescente a ir percebendo como a Palavra de Deus é a semente que vai frutificando em nossa vidas.

A proposta do MEJ é apresentada àqueles pré-adolescentes que já fizeram a 1ª Eucaristia. Esta etapa é correspondente, portanto, a um grupo adolescente de perseverança.

O adolescente entra na escola, no grupo de Jesus Cristo. Pouco a pouco abre seus olhos a Jesus e ao mundo. Vai descobrindo que o Deus da sua 1ª Eucaristia é também o Deus que morreu pelo mundo: Jesus Cristo. Aprende a encontrar Jesus no Evangelho. Jesus Cristo que nos fala, nos chama, nos corrige, nos apresenta a Boa Nova. É o mesmo Jesus que vem chamá-lo para salvar o mundo em que vive hoje.

Esse adolescente que, talvez, só conheça as comunidades: família e escola, vai descobrindo que existe também a imensa família de Deus: a humanidade.

Nessa faixa etária, desenvolve-se a tendência à ação. É importante orientar as equipes para isso, aproveitando iniciativas e propiciando atividades como entrevistas, visitas, pesquisas, etc.


Ver: Manual do MEJ

Nenhum comentário: