27 de fevereiro de 2011

Dom Lucena reúne-se com o Conselho Pastoral Paroquial


Dando continuidade as atividades da 1ª Visita Pastoral, Dom Lucena se reuniu às 10:hs do dia 06/12/2010, com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é um órgão representativo da comunidade paroquial, que tem uma missão: informar, coordenar e animar a vida pastoral da paróquia nas suas estruturas, nos seus grupos e organismos, no sector humano, na evangelização, no crescimento da fé e no serviço da caridade.
É um conselho consultivo que o pároco faz questão de ouvir, para o ajudar a fazer uma leitura mais completa e correta da realidade paroquial  e para dele receber sugestões e propostas de ação a desenvolver para fazer crescer na paróquia a comunidade eclesial - o “Povo de Deus”. Para isso, o Conselho Pastoral deve estar atento às aspirações e necessidades da comunidade cristã, refletir sobre elas e “planear, dinamizar e coordenar todas as atividades de caráter pastoral”, lançando “ações que requeiram a responsabilização de toda a paróquia”.
Assim, na linha das orientações do Concílio Vaticano II, o Conselho Pastoral, no seu funcionamento e ação, constitui um espaço muito proveitoso para fomentar a unidade e a co-responsabilidade dos seus membros na missão da Igreja, em ordem à construção de uma autêntica comunidade cristã.
        No exercício das suas funções, compete-lhe, em concreto, elaborar planos de ação pastoral e o programa anual de atividades, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

Nenhum comentário: