22 de fevereiro de 2014

RIO e ROMA (Itália) — Com a presença do Papa emérito, Bento XVI, o Papa Francisco realizou, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o primeiro consistório de seu pontificado na manhã deste sábado. A cerimônia, que começou às 11h (7h, no horário de Brasília), consistiu na nomeação dos novos 19 cardeais da Igreja Católica, entre eles, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, que recebeu o barrete e o anel cardinalícios das mãos de Francisco, já vestido com a nova batina. O anúncio de que dom Orani, principal organizador da Jornada Mundial da Juventude, seria um dos novos cardeais foi feito pelo Papa durante a oração do Ângelus em 12 de janeiro
A presença do Papa emérito na celebração não era esperada e foi uma surpresa. Foi a primeira vez que ele apareceu em um evento público desde que renunciou em fevereiro de 2013. Além de Bento XVI, estava presente também a presidente Dilma Rousseff, vestida de preto e sentada na primeira fileira dos convidados. Nesta sexta-feira, ela, foi recebida por Francisco e o convidou a assistir aos jogos da Argentina na Copa.
Além do Brasil, países como Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia passam a ter representantes entre os cardeais. Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.Com os novos purpurados o Colégio Cardinalício passa a ter 218 cardeais vindos de 68 países.
A cerimônia deste sábado foi marcada por cânticos e orações, na melhor tradição da Igreja. Na homilia, o Papa Francisco comentou o Evangelho de Marcos, sublinhando duas afirmações do texto: "Jesus caminhava à frente deles" e "Jesus chamou-os". Após a homilia e o profundo silêncio de recolhimento que se lhe seguiu, o Papa Francisco procedeu à leitura da fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos novos cardeais, para os unir com "um vínculo mais estreito à Sé de Pedro".
Logo depois, seguiu-se a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência a Francisco e seus sucessores, "agora e para sempre". Um a um ajoelharam-se aos pés do Papa, para dele receberem o barrete cardinalício, imposto "como sinal da dignidade do cardinalato", significando que todos devem estar prontos a comportar-se "com fortaleza, até à efusão do sangue", como refere-se o ritual. O Papa, então, entregou aos novos cardeais o respectivo anel, para que se "reforce o amor pela Igreja". Foi atribuído a cada cardeal uma igreja de Roma, simbolizando a "participação na solicitude pastoral do Papa" na cidade. Cada um recebeu ainda a bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz.
Além do anel, do barrete e da nova batina, dom Orani e os novos cardeais já haviam recebido, na quinta-feira, uma nova cruz. Durante a cerimônia na Basílica de São Pedro, os cardeais vestiram uma espécie de capa por cima da batina, de cor púrpura. A cor representa o martírio pelo sangue — pois, como cardeais, eles estão agora mais próximos do papa. Nesta sexta, perguntado pelo GLOBO se sentia o peso de ser cardeal, dom Orani disse:
— É o peso da responsabilidade, porque é um grupo de 120 cardeais do mundo inteiro (reunidos agora em Roma). Estamos perto do Santo Padre e sabemos que o papa não só tem a responsabilidade na Igreja Católica como é líder mundial também nas questões de paz, fome, justiça, refugiados. Peço a Deus que me ajude para poder exercer bem essa missão.
Com a imprensa práticamente acampada na porta da embaixada do Brasil no centro de Roma, onde está hospedada a presidente, Dilma Rousseff aproveitou para driblar os repórteres saindo pela porta dos fundos para ir a um concerto de música clássica: o "Concerto em si menor" de Bach, tocado pela Orquestra Nacional de Santa Cecilia", no Parque da Música, em Roma. O Palácio só confirmou a informação oficialmente tarde da noite. Depois do concerto, Dilma passou brevemente na casa do embaixador do Brasil no Vaticano, Denis Fontes, para cumprimentar Dom Orani Tempesta, consagrado cardeal ontem pelo Papa Francisco numa cerimônia na Basílica de São Pedro. Em seguida, segundo a Presidência, ela foi jantar com Ministros em local não divulgado.


Fonte:GLOBO.COM

Nenhum comentário: