16 de maio de 2014

PARA CONHECER JESUS É PRECISO REZAR, CELEBRAR E IMITAR, NÃO BASTAM ESTUDOS E IDEIAS – O PAPA EM SANTA MARTA


Para conhecer Jesus é preciso rezar, celebrar e imitar, não bastam estudos e ideias – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa desta sexta-feira na Capela da Casa de Santa Marta.

Comentando a afirmação de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, o Santo Padre sublinhou que o conhecimento de Jesus é o trabalho mais importante da nossa vida. E não bastam muitos estudos e ideias pois quem assim pensa pode ficar armadilhado nos seus pensamentos:

“As ideias sozinhas não dão vida e quem vai por este caminho só de ideias acaba num labirinto e nunca mais sai! É por isto que desde o início da Igreja que há heresias. As heresias dão nisto: tentar perceber apenas com as nossas mentes e com a nossa luz quem é Jesus. Um grande escritor inglês dizia que a heresia é uma ideia que se tornou louca. E é assim! Quando as ideias estão sós tornam-se loucas... Aquele não é o caminho.”

Para conhecermos o caminho, verdade e vida que é Jesus o Papa Francisco preconizou a abertura de três portas:

“Primeira porta: rezar Jesus. Sabei que o estudo sem oração não serve. Rezar Jesus para conhecê-lo melhor. Os grandes teólogos fazem teologia de joelhos. Rezar Jesus! E com o estudo e a oração aproximamo-nos um pouco... Mas sem a oração nunca conheceremos Jesus. Nunca! Nunca! Segunda porta: celebrar Jesus. Não chega a oração é necessária a alegria da celebração. Celebrar Jesus nos seus Sacramentos, porque é ali que nos dá a vida, a força, a comida e o conforto, dá-nos a aliança e a missão. Sem a celebração dos Sacramentos, não chegamos a conhecer Jesus. Isto é próprio da Igreja: a celebração. Terceira porta: imitar Jesus. Pegar no Evangelho: o que é que Ele fez, como era a sua vida, o que nos disse, o que nos ensinou e tentarmos imitá-Lo.” (RS) 

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: