27 de fevereiro de 2011

Bispo Diocesano em visita às Comunidades Rurais de Sertãozinho - Por Josenildo Francisco

Dom Lucena em Visita à Comunidade de São José Operário - Sítio Boaventura - Serra da Raiz-PB

Seja bem vindo o que vem em nome do Senhor, 
Dom Lucena, Dom Lucena, Sertãozinho vos acolhe com amor.

            Foi com esse refrão de uma música feita exclusivamente para a acolhida do  bispo diocesano: Dom Francisco de Assis Lucena, que  a nossa Comunidade o recebeu  na sua visita Pastoral no dia 06/12/2010, que chegava para passar conosco três inesquecíveis dias, que marcaram a vida do povo de sertãozinho.
            Toda a comunidade estava esperando-o na entrada da cidade. Os grupos as pastorais e algumas autoridades se fizeram presentes e em procissão fomos até a Igreja Matriz, onde foi feita uma apresentação do que seria aquele momento, a importância que aquilo significava para todos nós, pois sabíamos que uma Visita Pastoral de um Bispo a uma comunidade é importante, mas aquela era para nós muito maior em sentido de fé e de esperança, pois estávamos para receber o maior presente que Deus nos concederia.
            Sua presença contagiou a comunidade e ele pode sentir o fervor do povo de Deus, que não se limitava apenas à zona urbana, fato que se comprovou com as visitas a todas as comunidades da zona rural, onde se percebeu o entusiasmo e a fé estampada no semblante dos filhos e filhas que contribuem para a construção de Reino do Pai, mesmo nos lugares de difícil acesso.
            A comitiva composta pelo bispo Dom Lucena, por Pe. Demétrio, representantes do Grupo de Casais, Pastoral do Dízimo e pessoas comuns, partiu um pouco mais das 13:00h com a 1ª visita a comunidade “São José Operário” em Boa Ventura, saindo para comunidade “ Santa Luzia”, em Pau D’arco, subindo para a comunidade “Nossa Senhora da Luz”, em Guaribas, comunidade de “Nossa Senhora da Assunção”, no Sítio São José, “Nossa Senhora da Conceição” em Guabira I, “São Sebastião” em Guabiraba II, “São Pedro” em Lagoa de Baixo, “São Francisco” em Canafístula; e comunidade de “São Sebastião” em Lagoa Velha, momento que o bispo realizou o Sacramento da Crisma em dezenas de jovens daquela comunidade.
            Sertãozinho já não era mais o mesmo, o povo já não era o mesmo e algo que sabemos que vinha do próprio Deus, tomava conta daquela gente, que mesmo na simplicidade assim como o Jesus sugere nos seus ensinamentos, esta da prontidão para acolher aquele que era o “Enviado do Pai”.
            Os encontros com todos os grupos da nossa comunidade, serviram para que o bispo percebesse que não foi em vã, sua decisão em tornar maduro o tempo de criar a nossa Paróquia, subscrevendo e valorizando desse modo todo o trabalho feito ao longo desses anos, e que ele mesmo, podia perceber o quanto a comunidade e os fiéis estavam, dispostos, construindo pedra por pedra, o edifício da paz e da solidariedade, cujo construtor é o próprio Deus e nós éramos os operários.
            A grandeza maior ficou para o último dia. Esse vai ficar marcado com o dia em que Deus nos deu o maior de todos os presentes “A Criação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição”.
            Foi dessa maneira que o bispo despediu-se de nós, deixando-nos contagiados com a alegria e iluminados com a luz que vinha do próprio Cristo. Todas as homenagens e palavras foram insuficientes para expressar tamanha alegria. É por esse e tantos outros motivos, que tenho orgulho em afirmar que sou CATÓLICO.

Dom Lucena em Visita à Comunidade Santa Luzia - Sítio Pau D'arco - Araçagi-PB

Dom Lucena em Visita à Comunidade Nossa Senhora da Luz - Sítio Guaribas - Araçagi-PB

Dom Lucena em Visita à Comunidade à Comunidade N. Sra. da Assunção - Sítio S. José - Araçagi-PB

Dom Lucena em Visita à Comunidade N. Sra. da Conceição - Sítio Guabiraba - Sertãozinho-PB 

Dom Lucena em Visita à Comunidade São Sebastião - Sítio Guabiraba - Sertãozinho-PB


Dom Lucena em Visita à Comunidade São Sebastião - Sítio Guabiraba - Sertãozinho-PB


Dom Lucena em Visita à Comunidade São Pedro - Sítio Lagoa de Baixo - Sertãozinho-PB

Dom Lucena em Visita à Comunidade São Pedro - Sítio Lagoa de Baixo - Sertãozinho-PB

Dom Lucena em Visita à Comunidade São Francisco - Sítio Canafístula - Sertãozinho-PB

Dom Lucena em Visita à Comunidade São Francisco - Sítio Canafístula - Sertãozinho-PB


2 comentários:

cleonice disse...

Padre Demétrio estamos muito felizes com seu dinamismo, e rezando para que chegue o dia de sua volta, todos estamos com saudade do senhor, fique em paz e até logo!

Anônimo disse...

Sempre admirei seu trabalho em nossa comunidade, com esforço e dedicação tem prestado grandes serviços. quero parabenizá-lo por mais esse trabalho desenvolvido.
és incansável para doar-se totalmente as coisas de Cristo e da igreja. Parabéns e um abraço... NENA