23 de abril de 2011

ALEGRAI-VOS CRISTO RESSUSCITOU!!!

FELIZ PÁSCOA!
Mensagem de Páscoa Postada pelo Blog: http://pecristianoemmissao.blogspot.com


Um sobre-vivente do campo de concentração de Treblinca conta no seu livro este fato:
Alguns presos receberam, no dia da Páscoa, a licença de ficar conversando, apenas por uma hora, por ser dia da Páscoa. A hora iniciou, mas ninguém queria conversar. Todos continuaram mudos, ninguém se atreveu de dizer uma só palavra.
De repente, um dos homens começou a cantar, bem baixinho, um canto de Páscoa,“Cristo ressuscitou, aleluia”, e, aos poucos, todos os outros, um por um, acompanharam,  baixinho também. Ele escreve: “Parecia como se estivesse se abrindo uma porta. Por uma hora desapareceu toda a angústia, o desespero, o medo. O inferno não era mais o inferno. Nunca mais na minha vida senti uma alegria igual”.

Quem está diante de uma situação de morte ou passa pelo “fundo do poço” ou por uma depressão, facilmente emudece. Não sabe mais dizer uma só palavra, fica como a lesma que se esconde no caracol. A garganta se fecha como se estivesse estrangulada. Não sabemos o que falar diante da situação de morte.
Os Evangelhos nos falam de muitas palavras que os discípulos diziam enquanto estavam na companhia de Jesus vivo. Depois da sua morte suas palavras desaparecem. O luto, o trauma pela morte violenta de Jesus os deixa sem palavra. De que ainda poderiam falar?

Hoje em dia é assim também. Muitos ficam mudos, sem voz: os que vivem na sombra da vida. Os que vivem uma vida sem esperança: os marcados por uma doença incurável, por um casamento sem futuro, opressão, desemprego, abandono, solidão, dependência ... Qualquer grito de protesto parece sem sentido. Entregar os pontos e cair na apatia e resignação parece o mais lógico.

Uma senhora divorciada conta: quando me separei, eu não acreditava no poder da oração, não participava da comunidade, me encontrava numa vida sem sentido, não tive coragem e força para lutar por meu casamento. Hoje eu saberia lutar e enfrentar esta situação de outro jeito e com certeza eu seria vitoriosa.

O homem no barracão de Treblinca acertou a palavra que fez a esperança brotar no coração de todos. Ele abriu a boca e cantou sua esperança, esperança para ele e para todos. E aos poucos todos acompanharam e cantaram e seus corações se transformaram e acreditaram: Cristo é vida, é esperança, ainda existe futuro para nós. A morte não é a última palavra. Deus é vida e Ele está aí, no meio de nós. Ninguém consegue fechar a boca de Deus.

Como seria bom, se cada um de nós pensasse: Eu quero ser esta boca de Deus, eu quero dizer, cantar, gritar esta palavra e testemunhar com minha vida: Cristo ressuscitou e Ele é nossa vida e ressurreição.

Nenhum comentário: