6 de novembro de 2011

Missa de todos os Santos.




Hoje dia 06 de Novembro, a paróquia Nossa Senhora da Conceição celebrou o dia de todos os santos, a celebração é realizada em honra de todos os santos e mártires conhecidos ou não. Quando o dia 1° de Novembro caí no meio de semana, a Igreja celebra no domingo seguinte.


A comemoração começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 d.C, quando o Papa Bonifácio IV dedicou o dia aos santos e mártires. Markale comenta: “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.” A data foi mudada, quando o Papa Gregório III dedicou uma capela em Roma aos santos, e ordenou que eles fossem lembrados em 1° de Novembro. Não se sabe por que ele fez essa troca de data, mas parecia que algum feriado era comemorado na mesma data, na Inglaterra.


a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) afirma: “Os irlandeses costumavam reservar o primeiro dia do mês para as festividades importantes e, visto que 1.° de Novembro era também o início do inverno para os celtas, seria uma
data propícia para uma festa em homenagem a todos os santos.” Finalmente, em 835 DC, o Papa Gregório IV declarou-a uma festa universal.

Momento inicial da Santa Missa.


1ª leitura (Valdilene).

Salmo Responsorial (Maria José).
2ª leitura (Jefferson)
Evangelho






                              
                       
     
                                                                                                     PASCOM











Nenhum comentário: