21 de março de 2012

Casais participaram de encontro em Sertãozinho


Abaixo: todas a fotos do encontro.

“Por que nos casamos?”, este foi o tema do 1º Encontro da nova etapa do Grupo de Casais Unidos em Cristo, que foi realizado na terça (13) pela Paróquia de Sertãozinho e contou com a participação de 20 casais.
Os 16 casais que fizeram o ECC no ano passado estão de parabéns porque organizaram todo encontro: ornamentação do ambiente, dinâmicas, sócio dramas, testemunhos, animação e lanche.
O Pe. Demétrio, Pároco de Sertãozinho, apresentou a palestra tema do encontro: “Por que nos casamos?”, e se propôs ajudar os casais a responderem esta pergunta à luz da Palavra de Deus: Gênesis 1,26-28.31; 2,20-24; Mt 19,3-9.
Entre outras coisas, o padre lembrou que Deus traçou um Plano de Felicidade para o homem e a mulher. Deus viu que não era bom que o homem ficasse sozinho (Gn 2,18). A mulher que é criada da costela do homem se apresenta como único ser vivente com o qual o ele pode se identificar (Gn 2,23).
A Bíblia não é um livro científico, não está preocupada em nos explicar tão simplesmente como foram criados o homem e a mulher, mas em nos transmitir uma mensagem: a mulher é uma auxiliar semelhante ao homem, não sua escrava.
“Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne” (Gn 2,24). Para deixar pai e mãe é preciso chegar a um grau de amadurecimento. Quem ainda é criança ou se comporta como criança, não deve deixar pai e mãe, não está pronto para o casamento.
Deste modo, o casamento se apresenta como um convite para o crescimento e o amadurecimento pessoal. Aqueles que se tornaram uma só carne são chamados a compreender que a felicidade verdadeira, se encontra no fazerem-se felizes reciprocamente.
Casar-se é dizer: “quero te fazer feliz”; e não: “quero que você me faça feliz”. Deus sabe que não podemos ser felizes sozinhos; cairíamos no mais absurdo individualismo.
Por que nos casamos?
  • Para vivermos o Plano de Felicidade que Deus pensou para nós;
  • Para fazer feliz um ao outro;
  • Para participarmos de modo especial e particular da criação; pela abertura aos filhos que são dons de Deus tornarmo-nos co-criadores. 

















 

Nenhum comentário: