12 de abril de 2011

AS TRÊS COLUNAS DO DÍZIMO

Por Pe. Demétrio (Coordenador da Pastoral do Dízimo)
A Coordenação da Pastoral do Dízimo em cada Paróquia ou Diocese deve apoiar-se em três colunas: amor, visitar, formar.
A primeira coluna do Dízimo nos lembra que é preciso anunciar o amor de Deus, ajudar as pessoas a perceberem este amor em suas vidas, sobretudo, no que há de mais ordinário. Estamos rodeados de provas do amor de Deus por nós: a nossa própria existência nos fala deste amor, nossas habilidades e talentos, nossa família, as pessoas que ao longo de nossas vidas nos acolheram; estenderam a mão em um momento de dificuldade quando tudo parecia perdido; a natureza com sua variedade e beleza. De um coração que se sente amado e cuidado por Deus brota um sentimento: a Gratidão; o dízimo é, portanto, esta forma de bendizê-Lo por todos os dons que Ele na sua liberalidade nos concedeu.
A segunda coluna consiste em ir ao encontro (visitar), deixando-nos guiar pela mesma dinâmica da Encarnação do Verbo: Deus veio ao nosso encontro não somente para nos visitar, mas para ficar conosco. Assim, através das visitas dos missionários, o Dízimo deixa der ser uma campanha financeira e se transforma em uma Pastoral, modo concreto de cuidar das pessoas, tendo em vista, que a proposta é de um estado contínuo de missão. Sendo assim, as visitas se transformam em momentos privilegiados de escuta e conscientização.
Por fim, a terceira coluna, nos ajuda perceber que sem formação permanente não há como fazer crescer pastoral alguma. Faz-se necessário ao menos uma vez no mês proporcionar aos missionários do dízimo uma formação à luz das citações bíblicas que nos motivam na devolução do Dízimo. O Dízimo é bíblico, não é invenção da Igreja, mas sim um preceito bíblico que precisa ser visto como resposta de amor por tudo que recebemos de Deus.
 Nas visitas os missionários escutam as dúvidas e inquietações das pessoas, e por isso, precisam estar preparados para esclarecê-las. É claro que não basta proporcionar momentos formativos somente para a Coordenação do Dízimo e seus agentes (missionários) devemos promover encontros formativos também para os dizimistas.


Um comentário:

Seu José agng disse...

Olá Padre Demétrio, como vai? Chegou bem em Sertãzinho, o pessoal estava com saudades do seu Pároco? Agora em Belém está chovendo muito. Ontem choveu das 20:00h até hoje pela manhã. Desde já ,desejo uma abençoada Páscoa a todos os Paroquianos de Sertãozinho. Abraços Fraternos! "Seu" José. Comunidade Nossa Senhora do Carmo- Paróquia Divina Misericórdia- Águas Negras-Icoaraci-Belém-Pará.