8 de agosto de 2010

Diocese de Guarabira promoveu Peregrinação Sacerdotal à Terra Santa

Por ocasião do Ano Sacerdotal, a Diocese de Guarabira promoveu uma peregrinação à Terra Santa. O Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, juntamente com mais 17 padres da Diocese, participaram da Missa solene de encerramento do Ano Sacerdotal (2009-2010), celebrada pelo Papa Bento XVI na praça de São Pedro, Cidade do Vaticano. Mais de 15.000 mil sacerdotes do mundo inteiro participaram desta cerimônia, a maior já realizada na história da Igreja. O Pe. Demétrio, afirmou que foi um momento muito emocionante para todos os padres, que exprimiu a unidade e força evangelizadora da Igreja.
Durante a homilia, sua Santidade o Papa Bento XVI, dirigiu palavras de encorajamento a todos os sacerdotes e destacou o caráter sacramental do sacerdócio católico: "O sacerdócio não é um simples 'ofício', mas sim um sacramento: Deus se vale de um homem com suas limitações para estar, através dele, presente entre os homens e atuar em seu favor. Esta audácia de Deus, que se abandona nas mãos dos seres humanos; que, embora conhecendo nossas debilidades, considera os homens capazes de atuar e apresentar-se em seu lugar, esta audácia de Deus é realmente a maior grandeza que se oculta na palavra 'sacerdócio'."
Após a benção final, Bento XVI passou por entre os sacerdotes no papa-móvel e foi aclamado por todos os seu sacerdotes que gritavam: "viva o Papa", e ainda "Santità siamo con voi" (Santidade estamos com o senhor). Foi emocionante poder ver o amor e respeito dos sacerdotes pelo Papa, sinal visível de comunhão para Igreja.
No dia 12 de junho, a 'caravana' da Diocese de Guarabira deu continuidade a peregrinação tomando vôo para Tel Aviv e chegando à Terra Santa. A terra da Incarnação, do nascimento, da pregação, da paixão e morte de Cristo, é a peregrinação por excelência.
O roteiro da peregrinação compreendeu as seguintes visitas: Travessia do Lago de Tiberíades, Cafarnaum (Memorial de São Pedro, construído sobre os restos arqueológicos da casa do apóstolo Pedro), Rio Jordão, Monte Tabor (Basílica da Transfiguração) e Caná da Galiléia. Visita a Basílica da Anunciação (onde Maria recebeu o anúcio do Arcanjo Gabriel), Igreja de S. José e Fonte da Virgem. Visita à casa de Isabel, ao Campo dos Pastores, à Basilica da Natividade (local onde Jesus nasceu). Visita à Igreja de Pater Noster, Igreja Dominus Flevit, Basílica da Agonia (Getsêmani, Horto das Oliveiras), Cenáculo, Igreja da Dormição de Maria, Igreja de São Pedro onde o galo cantou, Muro das Lamentações. Visita à Igreja de Sant'Ana, Capela da flagelação, e Basílica do Santo Sepulcro.
As grutas, o lago e as colinas da Terra Santa são eloquentes pois nos falam Daquele que se fez carne em Nazaret, e fez-se visível em Belém, que desenvolveu parte do seu apostolado entorno ao lago de Genezaret. Não temos dúvida que nosso Bispo e nossos Padres, depois de viverem tão profunda experiência retornam renovados para darem continuidade aos trabalhos pastorais.
Agradecemos a Deus por terem feito esta viagem na mais completa paz e tranquilidade. Estamos felizes com os padres e com o Bispo que temos. Que Deus abênçõe a todos.

Pe. Demétrio na Praça de São Pedro durante Missa de encerramento do ano sacerdotal com o Papa Bento XVI.

Rio Jordão

Basílica da Transfiguração (Monte Tabor)

Mar da Galiléia

Um comentário:

Unknown disse...

GOSTEI DESTA PÁGINA, LINDAS FOTOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BASÍLICA DA TRANSFIGURAÇÃO...