25 de março de 2011

Palavra de Agradecimento do 1º Pároco de Sertãozinho


                Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo Diocesano de Guarabira. Filial saudação no Senhor.
                       Reverendíssimos irmãos no Sacerdócio;
Saúdo as autoridades aqui presentes. Saúdo também, os irmãos e irmãs das várias cidades e paróquias da nossa Diocese e também de outros estados (caravanas de Recife – Pernambuco e Natal – Rio Grande do Norte), bem como, todos os irmãos e irmãs que nos acompanham através da Rádio Rural.        
                        Fui ordenado sacerdote e designado para a Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição de Sertãozinho-PB, pelo então Administrador Apostólico Dom Jaime Vieira Rocha. No dia 12 de fevereiro de 2008 fui apresentado à referida comunidade. Encontrei uma Igreja viva e acolhedora, que manifestou desde o primeiro momento o desejo de caminhar a passos largos em vista de uma maior estruturação de seus grupos e pastorais.
Fomentei imediatamente no seio da comunidade uma forte e saudável devoção mariana criando os grupos do terço dos homens, das mulheres e das crianças, bem como o culto ao Santíssimo Sacramento do Altar. Diante da necessidade de uma formação bíblica, nasceu também o Grupo dos Amigos da Bíblia; outra conquista foi o Grupo de Casais Unidos em Cristo e ainda o grupo de jovens (Só Por Hoje) e o COMIPA. Foram também criados dois centros do Apostolado da Oração nas comunidades rurais de São Francisco, Sítio Canafístula e Nossa Senhora da Assunção, Sítio São José, que passaram também a ser assistidas com Missa votiva ao Sagrado Coração de Jesus. Mais recentemente nasceu o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que é uma secção do AO.
Outra grande conquista se deu com a estruturação da Pastoral do Dízimo, que foi organizada, através do recadastramento dos dizimistas e formação mensal para os Zeladores do Dízimo. A Pastoral do Dízimo foi ainda revigorada com a criação da Missa dos Dizimistas (com devolução do Dízimo na Missa), tendo como base uma nova forma de enxergar o dízimo: não somente como meio de captação de recursos, mas, sobretudo, como pretexto para reaproximar as pessoas que se encontravam afastadas da Igreja e sem nenhum sentimento de pertença à comunidade.
Através da organização da Pastoral do Dízimo, conseguimos captar recursos para estruturar fisicamente nossa comunidade e, principalmente, viabilizar a formação dos nossos agentes de pastoral organizando melhor nossa ação missionária. Em pouco tempo, reformamos a Casa e o Salão Paroquial, a Igreja Matriz, o Edifício da Pastoral da Criança; três novas Capelas foram totalmente reformadas e ainda foi preparada a Secretaria Paroquial.
O resultado tornou-se conhecido em toda a Diocese de Guarabira, ao ponto de eu ser convidado a partilhar estas conquistas com outras Áreas Pastorais e Paróquias, para ajudá-las no que diz respeito à implantação da Pastoral do Dízimo com o Método dos Envelopes. Deste modo, visitei várias cidades de nossa Diocese: Caiçara, Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Serra da Raiz, Dona Inês, Cuitegi, Alagoa Grande, Pirpirituba, Juarez Távora, Remígio, Borborema, Tacima e Pilões.
Estas conquistas somente foram alcançadas com o esforço e doação de todos os padres e agentes de pastoral que por aqui passaram. Vossa Excelência Reverendíssima, também é testemunha da fé deste povo que compõe a Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição que hoje foi elevada ao status de Paróquia, que depois de ter demonstrado a fidelidade e presteza no multiplicar os talentos que de Deus recebeu, com maior estabilidade, como prevê o Código do Direito Canônico (Cân. 515), poderá continuar anunciando o Reino de Deus.
Não posso deixar de fazer alusão à composição do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), bem como do Conselho Administrativo e Econômico Paroquial (CAEP), que são imprescindíveis para que uma comunidade seja erigida Paróquia (Cân. 536 e 537). Ambos foram constituídos, desde o início do ano corrente.
Devo reconhecer que há muito ainda a ser feito e até melhorado, no entanto, é incontestável a fé e o esmero desta Comunidade que se tem destacado pelo denodo pastoral e missionário.
Por fim, quero agradecer, a Vossa Excelência, Dom Lucena, pelos dois dias de Visita Pastoral, que sem dúvida alguma vieram nos robustecer na fé e na missão de continuar construindo, já aqui, o Reino de Deus.
Agradeço a presença de todos, dos sacerdotes e autoridades constituídas.
Agradeço a todos que contribuíram de uma forma ou de outra para que este evento acontecesse.


Sertãozinho-PB, 08 de Dezembro de 2010.




Pe. Demétrio Pereira de Morais
Administrador Paroquial

Nenhum comentário: