18 de janeiro de 2012

Meditação: Uma relação de amor na Santíssima Trindade.


 Oferecimento: A todos os paroquianos de Sertãozinho.

Bendito e louvado seja a Santíssima Trindade, o maior sinal de uma relação de amor. A experiência da unidade na trindade me faz compreender que o amor de Deus pela humanidade é a concretização de todo o desígnio de salvação, o qual nos é posto como propósitos de vida. Estar no amor é estar em comunhão com Deus e com os irmãos. Somos chamados diariamente a viver no amor, com o amor e para o amor. É só no amor, que encontraremos a verdadeira força para caminharmos nos preceitos do Verbo encarnado, que deu sua vida para salvação da humanidade. Meu amado Senhor Jesus, neste dia quero te oferecer minha vida, e com isso te declarar o meu amor por ti, sei bem que preciso exercitar cada vez mais este princípio na vida. O amor é o princípio que nos permite entender e sentir que Cristo nos ama por completo.
Viver o amor é colocar em prática a vontade do Pai, que na figura do Filho se revela para mostrar o seu amor pelo homem. Aqui podemos destacar a criação como ato de amor da Trindade, pois no Gen. 1, 26 “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança”, percebemos que o amor é predominante na relação da própria Trindade. Agora podemos nos questionar: Como posso viver o verdadeiro amor? O que preciso fazer para sentir o verdadeiro amor?  Que mecanismo, podemos utilizar para tal sentimento? O amor é algo que não necessitamos compreender, mas sim viver e sentir. Essa deve ser a missão de cada homem, pois todos foram criados a imagem e semelhança de Deus, por isso todos somos convidados à experiência do amor. Para nós cristãos conhecermos verdadeiramente a Pessoa de Cristo, necessitamos viver com intensidade o amor em nossa vida. A nossa vida não pode ter outra motivação que não seja o amor. Todo amante deseja ser amado.

O amor a Deus é a plena concretização da vontade do Pai (Deus), como podemos dizer amara Deus se não amamos o nosso irmão. Amar o outro é uma ação duríssima, pois é necessário nos colocar diante da face do outro sem preconceitos e sem medo de ser rejeitado pelo mesmo, pois aquele que ama deve amar e não esperar nada em troca. A experiência do amor nos motiva a realizar, a prática do amor, como: ver na face do outro a face de Cristo, aturar o outro com suas debilidades e virtudes, olhar com amor a necessidade do seu próximo, ajudar o irmão a caminhar no amor de Cristo, essas são práticas que podemos desenvolver no nosso cotidiano. A conseqüência deste amor na vida do homem pode ser vista a partir de suas ações, quando não as desempenhamos com fidelidade, estamos nos afastando dela, e assim, nos aproximando do pecado, que é a negação do amor de Deus.  

O amor simboliza a unidade da Igreja, que por sua vez, é conduzida por Cristo cabeça. Se vivermos a unidade em Cristo, viveremos o amor no Próprio e nos irmãos. A vida no amor de Deus é à base de toda a nossa fé no desígnio da salvação. Todo aquele que busca no amor sua libertação e salvação deve assimilar como propósito de vida tal conseqüência. Deus oferece ao homem todo seu amor, com a finalidade deque o amado seja propagador de tal experiência. Viver a experiência da alegria em Cristo é colocar-se a disposição de seu amor Verdadeiro.    


Roma, janeiro de 2012


José Arimateia Vieira da Silva
"GRATI EIUS IN ME VACUA NON FUIT" 1 COR 15,10

Nenhum comentário: