23 de fevereiro de 2012

Celebração da quarta-feira de cinzas.

Centenas de fieis lotaram a Paróquia N. Sra. da Conceição, para a primeira celebração da Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência de carne, iniciando o período da Quaresma. De ontem até a Páscoa, a igreja católica celebra um tempo litúrgico devotado à penitência e preparação pascal, que segue pelos próximos 40 dias. Pela manhã, a missa começou às 07h, e a noite foi celebrada a partir das 19h, presidida pelo Pároco Pe. Demétrio.
As leituras da liturgia que marcaram a missa de Cinzas levaram os fiéis a uma reflexão para viver a Quaresma como "um caminho de purificação e de iluminação" para a celebração futura da Páscoa. "É com esse espírito", lembrou o pároco, "que queremos iniciar esse tempo de recolhimento, que não é tempo  de tristeza, mas de purificar o espírito e renovar os sentimentos". Padre Demétrio convidou os fiéis a uma preparação "bem feita e profunda para celebrar a Páscoa" e a "viverem a fraternidade".
A Quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas e termina às vésperas do Domingo de Ramos, que faz alusão à entrada de Jesus em Jerusalém, já no início da Semana Santa, quando se rememora a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na Quaresma, relembra-se os quarenta anos do povo de Deus no deserto e os quarenta dias que Jesus Cristo viveu no deserto, preparando-se para sua missão.
O ritual de Cinzas tem uma forte simbologia bíblica e foi um momento especial. Na distribuição das cinzas, que são usadas para fazer o sinal da cruz na testa dos fiéis, o padre ressaltou que esse rito milenar é feito "em sinal de humilhação, penitência e conversão" e que  deve despertar o reconhecimento de que "somos pó e ao pó voltaremos".

fotos da celebração:
































Nenhum comentário: