27 de agosto de 2011

MEJ comemorou seu 1º aniversário com participação especial de Cuitegi

Dia 21 de agosto de 2011, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) festejou o seu primeiro ano de vida. Os jovens do MEJ de Cuitegi foram os convidados especiais. No dia 21 de agosto de 2010, nascia o MEJ. O primeiro encontro foi realizado no Salão de Reunião Papa João XXIII e contou com a participação de 18 pré-adolescentes, boa parte deles ex-coroinhas.
1º Encontro do MEJ (21/08/2010)
O idealizador foi o Pe. Demétrio, que motivado por Dona Severina (Presidenta do Apostolado da Oração), convidou os ex-coroinhas a continuarem seu caminho com Cristo e sua Igreja através deste movimento, que é conhecido internacionalmente.

História do MEJ. Em 1865 o Pe. Leonardo Cros, diretor espiritual do colégio Tivoli em Bordéus (França) pensou em aproveitar o entusiasmo dos alunos que queriam ir à luta para defender a causa do Papa, ameaçada pelas tropas de Garibaldi (tentavam apossar-se dos Estados Pontifícios); e formou um grupo chamado “Milícia do Papa”. As armas que o padre lhes deu foram as do Apostolado da Oração fundado em 1844 pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet: oração, estudo e o oferecimento das suas obras e da sua vida.

Mais tarde, em 1870, o Pe. Henrique Ramière, sucessor do Pe. Gautrelet, pediu ao Papa Pio IX a bênção para esta Milícia, que contava já com 100.000 membros no mundo todo, e que promovia eficientemente a comunhão freqüente de crianças, jovens e adultos; de alunos, professores e pais.

Mas é só em 1914, no Congresso Eucarístico de Lourdes, que surgiu a idéia da Cruzada Eucarística Internacional. Em 1915, no Colégio Tivoli, já citado, dos jesuítas de Bordéus, nasce a primeira Cruzada Eucarística para rapazes.

O Movimento Eucarístico Jovem só passou a ter esta denominação, iniciada na França, a partir de 1962 e em 1980 a Edições Loyola publica a primeira edição do Manual do MEJ, que substituirá as “Normas para a Cruzada Eucarística”.

























Nenhum comentário: